agua
banner

Tratamento por Adsorção

Uma das formas de remover contaminantes que se encontram dissolvidos na água é por adsorção. Adsorção é a adesão de moléculas de impurezas contidas na água ou efluente a uma superfície sólida. Os componentes que se unem à superfície são chamados adsorvatos, enquanto que a fase sólida que retém o adsorvato é chamada adsorvente.

A substância mais comum utilizada como adsorvente no tratamento de águas e efluentes é o carvão ativado. Os carvões ativados são materiais de origem vegetal (casca de coco), animal (carvão de ossos) ou mineral (turfa) que são submetidos a um processamento para aumentar a porosidade interna. Uma vez ativado o carvão, apresenta uma porosidade interna comparável a uma rede de túneis que bifurcam em sub canais sucessivamente.

Leitos formados de zeólitas também são utilizados para remoação de contaminantes presentes em águas e efluentes. As zeólitas englobam um grande número de minerais naturais e sintéticos que apresentam características comuns e possuem alta capacidade de adsorção e troca iônica. A alta eficiência de adsorção das zeólitas está relacionada com a grande superfície interna, devido a sua estrutura cristalina ser caracterizada por cavidades espaçosas.

A Monofrio identifica a necessidade, projeta e constroe sistemas adsorventes para remoção de compostos orgânicos, surfactantes, metais pesados, nitrogênio, solventes, substâncias que causam gosto e odor em águas.