agua
banner

Sistema de Filtração Mirofiltração/Ultrafiltração/osmose

Filtração é um processo físico que permite a separação de sólidos presentes na água. Ocorre pela passagem, forçada ou não, do efluente por um meio filtrante.

A escolha do meio filtrante dependerá se o contaminante está presente no nível de macro partícula (de 1.000 a 10 µm), micro partícula (1 a 0,1 µm), a nível de molécula (0,01 a 0,001 µm) ou a nível iônico (menor que 0,001 µm).

Os meios filtrantes convencionais, para filtração de sólidos suspensos ( acima de 10 µm) são constituídos de seixos, areia e carvão antracito. Uma ampla variedade de filtros poliméricos e de celulose também podem ser aplicados para remoção de sólidos em suspensão.

Já, a nível de microfiltração pode-se aplicar filtros constituídos de diversos materiais poliméricos, filtros de celulose plissada, filtros tipo cartucho, filtros de resina, entre outros.

Para contaminantes a nível molecular e iônico, aplica-se a tecnologia de membranas de ultrafiltração, nanofiltração e osmose reversa.

A escolha do sistema de filtração adequado passa por uma minuciosa análise das características da água ou efluente a ser tratado e principalmente da definição do objetivo do tratamento, ou seja, da qualidade da água que se deseja obter.

A Monofrio estuda a necessidade, propõem e implanta sistemas de filtração para água potável, água para processos industriais de resfriamento e calefação e polimento de efluentes para reúso.